O RESGATE DOS PINTORES NEGROS DO BRASIL

As artes plásticas não são costumeiramente associadas à participação da cultura afro no Brasil, que geralmente é lembrada pela música, arquitetura, e também literatura, mas através da pesquisa do artista e museólogo, Emanoel Araújo, temos resgatado obras de vários pintores negros que atuaram entre a segunda metade do século XIX e início do século XX com produções de grandioso valor artístico. Conheça alguns deles:

Arthur Timótheo (1882-1922) Estudou na Casa da Moeda do Rio de Janeiro e, posteriormente, na Escola Nacional de Belas Artes. Foi pintor de paisagens e figuras, destacando-se entre essas nus e retratos. Algumas de suas paisagens impressionam pela textura, pela luminosidade e pela intensidade do colorido. Esteve na Europa onde manteve contatos artísticos que o influenciaram.

Emmanuel Zamor (1840-1917) Nasceu em Salvador, mas foi criado nas Europa pelos franceses Pierre Emmanuel Zamor e Rose Neveu, seus pais adotivos. Estudou música e desenho na Europa. Foi pintor e cenógrafo. Freqüentou a Academie Julian, em Paris, anos antes de Tarsila do Amaral. Voltou ao Brasil entre 1860 e 1862, quando parte de suas obras foi destruída em um incêndio no Brasil.

Estevão Silva (1845-1891) Foi o primeiro pintor negro a se formar na Academia Imperial de Belas Artes e pode ser considerado um dos melhores pintores de natureza morta do século 19. Realizou igualmente pinturas históricas, religiosas, retratos e alegorias. A crítica ressalta a qualidade das composições do artista, realizadas com prodigalidade de vermelhos, amarelos e verdes.

Horácio Hora (1853-1890) Nasceu em Sergipe, onde fez os primeiros estudos. Viajou à Europa com subsídio do governo imperial. Em Paris, tornou-se freqüentador habitual do Louvre. Ganhou vários prêmios. Especializou-se em retratos, mas o trabalho considerado sua obra prima é a tela “Pery e Cecy”, inspirada na literatura de José de Alencar


VÍDEO LIBRAS EPOPEIA RONDÔNIA

DOWNLOADS POSTERES

DOWNLOADS DESENHOS PARA COLORIR

DOWNLOADS FIGURINHAS WATSAPP

CONTATO